Sonia Barboza
 
Foi com muita satisfação que ouvimos hoje (17/04) o Sr. Mario Vinicius C. Spinellil, responsável pela recém-criada Secretaria Especial da Controladoria do Município de São Paulo, convidado pelo vereador Paulo Fiorilo. As mudanças propostas pelo secretário arrancaram aplausos dos voluntários do Voto Consciente presentes.
O novo conceito de controladoria é mais amplo e envolve a prevenção da corrupção. Baseia-se em quatro eixos: auditoria, correição, promoção da integridade e ouvidoria. A ideia é fornecer informações relevantes aos gestores públicos para tomada de decisões.
Quatro funcionários públicos já foram presos em flagrante por corrupção, e uma concorrência que tratava de obras na favela Real Park foi cancelada (19/12) em apenas três meses de funcionamento.
Quando comentou que iria cruzar as declarações de bens dos funcionários públicos com os salários dos mesmos causou uma certa tensão em alguns vereadores. Acharam que as declarações para a Receita Federal seriam abertas. O secretário explicou que uma coisa é o imposto de renda e outra a declaração de bens que todo funcionário é obrigado a revelar para o governo; é essa declaração que deve ser compatível com o salário de cada servidor
Para não dizer que a pauta transcorreu sem novidades, vale notar que o vereador Jair Tatto, ao votar o projeto 321/12, de seu irmão, o qual institui a comemoração do “Dia da Vida”, pediu para que seu nome constasse como coautor. Como? perguntou o presidente Tripoli, este projeto é de 2012, você nem vereador era!!!! Pano rápido