Rua Nigéria, 52 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
+55 (11) 4115-6903
contato@votoconsciente.org.br
Siga nas redes sociais

Programa de Educação Política para Empresas

HomePrograma de Educação Política para Empresas

Nos últimos anos muito se tem cobrado, nacional e internacionalmente, das empresas sobre a inclusão da política nas pautas de responsabilidade social. Indicadores utilizados para medir a eficiência de empresas de capital aberto questionam as organizações sobre o quanto elas estimulam, de forma suprapartidária, o envolvimento de seus colaboradores com reflexões políticas em anos eleitorais. Relatórios de responsabilidade social de consagradas organizações sugerem ações no campo da política, por mais que o assunto ainda seja alvo de resistência de diversas empresas.

Diante disso, nasce o Programa de Educação Política Engeform, cujo objetivo é promover a formação cidadã e incentivar o desenvolvimento da participação política dos colaboradores da empresa e dos públicos atingidos pelas suas ações. Com isso, visa a qualificação na troca de informações a respeito da política mediante a construção de um ambiente plural e de respeito às posições ideológicas dos colaboradores impactados pelas ações educativas. A parceria para a realização do projeto foi efetivada em 2018, envolvendo a Engeform e o Movimento Voto Consciente (MVC) e tem gerado resultados promissores em relação a fatores como: engajamento dos colaboradores nas diferentes ações; ampliação da compreensão sobre o funcionamento do sistema político brasileiro e das suas instituições e possibilidades de participação e; desenvolvimento de relações calcadas em tolerância e empatia, valores democráticos fundamentais a serem incorporados em nossas vidas de maneira cada vez mais ampla.

Em 2018, ano de ocorrência das últimas eleições nacionais, é o momento no qual a parceria da Engeform com o MVC se inicia. Na ocasião, milhares de colaboradores da empresa foram impactados por ações de educação política mediante palestras com professores da rede MVC em canteiros de obras e na matriz. A Engeform oferta centralidade tão importante ao projeto que ele integra o quadro de evolução da empresa como expressão do desejo dos seus sócios em qualificar a política a partir do espaço de vivência dos colaboradores.

No ano de 2019 o projeto é estruturado tendo em vista ações de educação política para o biênio 2019/2020. É o momento no qual, dentro do Programa de Educação Política, forma-se o seu núcleo principal, os Embaixadores da Democracia. Composto por mais de duas dezenas de colaboradores com forte interesse pela política e cultura associativa, o grupo inicia uma longa jornada formativa que conta com aulas periódicas acerca de temas fundamentais da política no Brasil, a saber:

  • Política, Democracia e Cidadania: construindo o espaço público.
  • Eleições, Voto e Participação nos pleitos.
  • Estado e Três Poderes: as responsabilidades institucionais.
  • Políticas públicas, cultura política e participação: como a sociedade pode atuar além das urnas?
  • Poder local e política municipal: como pensar as cidades?
  • Prefeitos e prefeituras: o que fazem, como funcionam e como cobrar?
  • Poder Legislativo Municipal: estrutura e funcionamento.
  • Vereadores e os vínculos com os cidadãos: a importância de aprendermos a olhar para os representantes, acompanhar e cobrar.

Ainda no ano de 2019 as ações formativas ocorrem também junto ao público-geral de colaboradores da empresa com vistas a ampliar a visão acerca da importância da política local em suas vidas. O objetivo era fomentar debates importantes a respeito das competências políticas municipais, das eleições e do nosso papel como cidadãos na fiscalização do trabalho dos políticos. A ideia inicial era começar essa preparação em 2019 para que, em 2020, pudéssemos construir uma Agenda Engeform de Políticas Públicas a partir de demandas obtidas juntos aos colaboradores ao longo das ações educativas com vistas a serem encaminhadas para candidatos a prefeito nos municípios de maior concentração dos colaboradores nos canteiros de obras.

Por sua vez, caberia aos Embaixadores da Democracia a organização de momentos de diálogo junto ao público-geral de colaboradores para que pudessem fomentar uma discussão política qualificada. Os Embaixadores também aplicariam o Método MVC de acompanhamento de mandatos parlamentares – “De olho no Legislativo” – para analisarem os trabalhos na Câmara Municipal de São Paulo a fim de subsidiar as discussões sobre a construção dessa Agenda Engeform.

Em 2020, devido ao avanço da pandemia do coronavírus, foram reestruturadas as ações do Programa de Educação Política para o ambiente virtual. É o momento no qual ganha forma a ideia de expandir as ações educativas para fora da Engeform. Isso ocorre por meio da criação da página de Educação Política da Engeform no Instagram (@educacaopoliticaengeform), que em maio de 2021 conta com mais de 1.600 seguidores e produz, diariamente, conteúdos educativos e informativos a respeito da política.

Diante desse esforço de produção de conteúdos, os Embaixadores da Democracia são convidados a participar do Game: Construtores da Cidadania, que consistiu em uma disputa entre os embaixadores a fim de que produzissem uma sequência de vídeos com conteúdos de educação política. A cada semana, vídeos eram postados na página e, os seus seguidores, votavam no vídeo que mais lhe agradava. Seguia para a próxima etapa o embaixador cujo vídeo mais curtidas havia alcançado pela página. O resultado do game, do ponto de vista do engajamento e dos conteúdos publicados, foi incrível: quase 40 vídeos produzidos abordando variados temas políticos que geraram milhares de visualizações na página, além de diversos compartilhamentos. O público-geral de colaboradores da Engeform também foi contemplado com formação presencial por meio de palestras de conscientização política e a importância de um voto consciente em diferentes canteiros de obras.

A partir de 2021 o Programa de Educação Política Engeform deve avançar no sentido da sua consolidação interna na Engeform e expansão externa. Dentre os principais objetivos, destaque para:

  • Manutenção do engajamento nas atividades dos Embaixadores da Democracia junto ao público-geral ao utilizar momentos DDS nas obras para dialogar sobre temas da política (tutoria professores MVC);
  • Consolidação da página @educacaopoliticaengeform no Instagram a partir da continuidade das publicações de caráter educativo e informativo, além da realização periódica de lives com convidados da rede MVC para ampliação do debate de assuntos públicos relevantes;
  • Realização de AÇÕES ESTRUTURANTES em anos ímpares (a começar em 2021);
  • Realização de AÇÕES DE IMPACTO EDUCATIVO em anos pares, com a presença expressiva dos Embaixadores da Democracia (a se realizar em 2022).

Para saber mais, entre em contato conosco pelo e-mail contato@votoconsciente.org.br