Rua Nigéria, 52 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
+55 (11) 4115-6903
contato@votoconsciente.org.br
Siga nas redes sociais

Curso de Política

HomeCurso de Política

A iniciativa, absolutamente suprapartidária, ocorre em uma ampla rede de organizações do terceiro setor, empresas, órgãos públicos e instituições de educação. Não existe um padrão único para tais ações. Os cursos são, em linhas gerais, ministrados por mestres e doutores em ciência política, a maioria formada pela USP, e coordenados pelo professor Humberto Dantas. Ao todo, mais de duzentas e vinte turmas foram formadas desde 2003.

Os primeiros cursos de Política que o Movimento Voto Consciente apoiou ocorreram em agosto de 2003 na Região Episcopal Lapa (Grupo de Fé e Política) e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Instituto do Legislativo Paulista). Atualmente, existem diversas ações perenes de educação política.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo as ações ocorrem no Instituto do Legislativo Paulista (www.al.sp.gov.br). Na Câmara Municipal de São Paulo, as atividades se concentram na Escola do Parlamento (www.camara.sp.gov.br). Na ONG Oficina Municipal (www.oficinamunicipal.org.br), desde 2008, existem os cursos modulares de Cidadania e Política. Nos Centros de Integração da Cidadania (CIC`s), em parceria com a Secretaria da Justiça, a Assembleia Legislativa e a Fundação Konrad Adenauer, existem os cursos que atendem as escolas públicas de ensino médio parceiras dos CIC’s.

Em 2017, tivemos 40 cursos, financiados pela Fundação Konrad Adenauer, para atender sobretudo escolas de ensino médio e projetos sociais de São Paulo. Por meio de apoio da Fundação Arymax, passamos também a contar com cursos voltados para multiplicadores, de modo a formar mestrandos das áreas correlatas, que possam atuar como educadores políticos em suas localidades.

Os cursos também podem ser contratados, e os formatos e temas variam de acordo com as mais diferentes demandas, sendo importante destacar, sempre, o caráter suprapartidário das ações. Ou seja: o intuito é educar, e não defender a bandeira de um partido em especial.

Para saber escreva para o e-mail contato@votoconsciente.org.br

DEPOIMENTO

Voto Consciente
Em 2017, no auge dos meus 26 anos recebi um convite que, sem o clichê que comumente as pessoas usam, mudou a rota e a caminhada que eu estava trilhando para a minha vida. Recém-formada mestra em Ciência Política por uma das maiores universidades públicas do país, eu não conseguia mais enxergar em mim os sonhos da Joyce menina de mudar a nossa sociedade. Não conseguia mais enxergar para além dos muros da academia. Mas isso mudou com esse convite que recebi ainda em 2017. Foi logo na primeira aula que ministrei sobre Democracia para uma turma de 60 alunas do Projeto Redigir que eu descobri o potencial transformador que a Educação Política poderia ter não só na minha vida, mas sobretudo na vida de outras milhões de pessoas. Foi ali naquela sala de aula, ensinando que a Democracia é o regime político onde a maioria das pessoas deve, literalmente, parar de olhar para o próprio umbigo e olhar para trás em um país onde mais de 10 milhões de pessoas ainda passam fome, que eu descobri o quanto a Educação Política é necessária e pode ser libertadora. Hoje a Joyce dos 29 anos tem certeza de que a Educação Política fez dela não só uma cidadã melhor, mais consciente, como também uma mulher mais forte e feliz. Trabalhar com Educação Política faz eu acreditar que, de sementinha em sementinha, a gente ainda vai conseguir ver a sociedade brasileira por inteira florir.
JOYCE LUZ