Rua Nigéria, 52 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
+55 (11) 4115-6903
contato@votoconsciente.org.br
Siga nas redes sociais

Núcleos MVC

Em 2010, tivemos uma Rede de Organizações atuando em diversas regiões de todo Brasil, com aproximadamente 200 núcleos. Entre as realizações, destacamos algumas em Rondônia, com um trabalho importante feito pelo Padre Jaderson; Fortaleza; e em cidades pequenas no Rio Grande do Sul e em diferentes outros estados. Os núcleos pelo país possuem autonomia em sua atuação.

Após o entendimento de que o acompanhamento e controle do trabalho destes núcleos seria difícil, a Diretoria da época votou em 2015 a independência dos núcleos e que eles poderiam utilizar a nossa metodologia e indicadores, mas com sua própria formação. Humberto Dantas já havia publicado, em 2013, a obra “De Olho no Legislativo”, uma parceria do Voto Consciente e da Fundação Konrad Adenauer, disponibilizada gratuitamente aqui em nosso site. O livro registrou a história e desenvolvimento da metodologia de avaliação de mandatos e a evolução dos critérios subjetivos para um levantamento de dados. Foi um trabalho de ouvir entidades e especialistas em Ciência Política sobre formas de avaliação da função do Poder Legislativo e, hoje, continuamos inspirando grupos e pessoas em todo o Brasil.

Orientamos e recebemos o contato de pessoas e grupos de todo o Brasil para iniciar este trabalho. Temos cidades como Jundiaí, com um Movimento Voto Consciente forte, uma história de conquistas, outras cidades em que os movimentos terminaram, e outras ainda que se reinventaram, como é o caso de Cotia, que uma organização de mulheres adota a metodologia como um de seus projetos.

No ano de 2017, em Goiânia, um grupo fez uma grande pesquisa sobre formas de avaliação do Legislativo Municipal e de deputados estaduais, focando no trabalho de todos estes anos do Voto Consciente. Em 2020, uma professora de São João Del Rei, Minas Gerais, iniciou a pesquisa sobre o trabalho dos vereadores e pensou formar um grupo de acompanhamento da Câmara Municipal local. Belo Horizonte, Brasília e pessoas interessadas em atuar na política de forma independente de partidos iniciaram suas organizações. Assim como foi o contato estabelecido para formar um núcleo de acompanhamento da Câmara na Chapada Diamantina.

Por isso, seguimos à disposição, com desejo de sempre inspirar a participação política dos cidadãos nos seus municípios, por meio do acompanhamento das Câmaras Municipais. Levantar dados do trabalho dos vereadores, acompanhar ações e projetos na busca de soluções aos problemas coletivos, sem perda do importante papel de fiscalizar o Poder Executivo, que são objetivos do Movimento Voto Consciente no município.