Rua Nigéria, 52 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
+55 (11) 4115-6903
contato@votoconsciente.org.br
Siga nas redes sociais

Sobre o Legis-Ativo

HomeSobre o Legis-Ativo

O Legis-Ativo é um projeto do Movimento Voto Consciente (MVC) que tem o apoio da Fundação Konrad Adenauer do Brasil, da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL) e da Shure. Entre 2015 e 2023 ficou hospedado no Portal do Estadão e, a partir de 2024, além dos portais do MVC, ele está nos canais do  Congresso em Foco. O projeto se divide em: um blog onde são publicados dois textos semanais sobre o Legislativo por uma rede de vinte cientistas políticos, dez homens e dez mulheres, espalhados por todas as regiões do Brasil; e dois podcasts, o primeiro apresentado às sextas-feiras pelos cientistas políticos Graziella Testa, Humberto Dantas e Vitor Oliveira sobre temas dos parlamentos em geral, e o segundo apresentado às segundas-feiras por Humberto Dantas e Roberto Lamari, presidente da ABEL.

COORDENAÇÃO GERAL

Sobre o Legis-Ativo

HUMBERTO DANTAS

COORDENADOR

Humberto Dantas coordena o Legis-Ativo, além de escrever para o blog e conduzir seus podcasts semanais. É  doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP, com atuação em graduação, pós-graduação, pesquisa acadêmica e extensão. Coordenador da graduação em Gestão Pública da Fipe e da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Especialista em democracia, educação política, sistema eleitoral e conjuntura política brasileira. Palestrante e consultor em empresas, ONG’s, partidos políticos e no setor público com enfoque em discussões sobre a realidade política. Também é analista político da 4i, comentarista político da Rede Vida de TV e diretor do Movimento Voto Consciente, onde está desde 2002.

HALINE FLORIANO

EDITORA DE CONTEÚDO

Haline Floriano edita os conteúdos que vão ao ar no Legis-Ativo e nas redes sociais digitais. É mestranda em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP, com pós-graduação em Gestão Pública pela PUC-RS e graduada em Comunicação Social pela USP. Integra a rede de Embaixadores da Juventude da UNODC/ONU (edição 2020) em defesa dos temas da educação pública e população rural. Atua como analista senior de articulação das agendas prioritárias da educação no Instituto Natura.

Sobre o Legis-Ativo

COLUNISTAS

ANA CLAUDIA FARRANHA


Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB). Líder do grupo de pesquisa GEOPP/CNPq (Observatório de Políticas Públicas). Em 2022 foi pesquisadora visitante na Universidade de Oklahoma e no grupo de Estudos Multidisplinares da Ação Afirmativa (GEMAA/IESP/UERJ).

Currículo Lattes

ARARÉ CARVALHO


Formado em Ciências Sociais pela UNESP, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Unesp. É professor na Faceres - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, é consultor, coordenador acadêmico e pesquisador do LABEPROX (Laboratório de Estudos de Abordagem de Proximidade)UERJ-RJ. É Membro do coletivo Legis-Ativo, do Movimento Voto Consciente e colunista da rádio CBN - Grandes Lagos.

Currículo Lattes

BRUNO SOUZA DA SILVA


Doutorando, mestre e graduado em Ciências Sociais (UNESP/Araraquara). Pesquisador do Laboratório de Política e Governo (UNESP) e do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL/UFJF). Foi professor de Política (UNESP/Araraquara) e da pós-graduação em Gestão Pública (FESP). Diretor do Movimento Voto Consciente e coordenador de programas de educação política no setor corporativo. Coordenador de aprendizagem (CEPROESC).

Currículo Lattes

CAROLINA CORRÊA


Doutora em Sociologia pela Universidade do Porto (U. Porto), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou Estágio Pós-Doutoral no PPG Ciência Política UFRGS (PNPD/CAPES – de 2017 a 2022). Atualmente, é Research Advisor na MarketShare Associates.

Currículo Lattes

CAROLINA DE PAULA


Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, Diretora Executiva do DataIESP.

Currículo Lattes

CLAUDIO ANDRÉ DE SOUZA


Doutor e Mestre em Ciências Sociais (UFBA), professor de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês (BA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Currículo Lattes

VITOR VASQUEZ


Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Bolsista Fapesp), com período sanduíche na Universidade da Califórnia - San Diego (UCSD, Bepe/Fapesp). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Currículo Lattes

GRAZIELLA GUIOTTI TESTA


Doutora em Ciência Política pela USP, é consultora de risco político, professora da FGV/EPPG e diretora do Observatório das Instituições Democráticas. Foi pesquisadora visitante na Universidad Nacional de San Martín e na Universidade de Harvard. Atua na área de política brasileira, com foco em estudos legislativos e instituições informais.

Currículo Lattes

HANNAH MARUCI AFLALO


Doutora e mestre em Ciência Política pela USP. Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Transdisciplinares de Gênero, na Universidade de Humboldt. É co-fundadora e co-diretora executiva d'A Tenda das Candidatas. Foi professora substituta de Ciência Política na UFRJ, pesquisadora sênior na FGV e coordenadora de projetos na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP. Presta consultoria e realiza pesquisas sobre gênero e política. É autora e organizadora de materiais para mulheres na política e produções sobre o tema.

Currículo Lattes

HUMBERTO DANTAS


Diretor do MVC, coordenados do Legis-Ativo, além de escrever para o blog e conduzir seus podcasts semanais. Doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP, com atuação em graduação, pós-graduação, pesquisa acadêmica e extensão. Coordenador da graduação em Gestão Pública da Fipe e da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Palestrante e consultor em empresas, ONG’s, partidos políticos e no setor público com enfoque em discussões sobre a realidade política nacional. Analista político da 4i, apresentador da plataforma Um Brasil e comentarista da Rede Vida de TV.

Currículo Lattes

JOÃO PAULO S. L. VIANA


Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisador do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL).

Currículo Lattes

JOYCE LUZ


Doutora e mestra em Ciência Política pela USP. Graduada em Ciências Sociais também pela USP. É pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (Cepesp/FGV) e professora da Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESP-SP). Trabalha com pesquisas na área de comportamento Legislativo e relações Executivo-Legislativo junto ao Núcleo de Instituições e Políticas (NIPE) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Também atua como analista política na 4i, onde contribui para a elaboração do I-GOV - Índice de Governabilidade. Diretora do MVC.

Currículo Lattes

LARA MESQUITA


Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, coordenadora Executiva do FGV EESP Clear e pesquisadora do FGV Cepesp. Atua na área de política brasileira, com foco em partidos políticos e eleições. É professora da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP.

Currículo Lattes

LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA


Doutor em Ciência Política pela UFPE. Professor do Departamento de Ciência Política, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e do Mestrado/Doutorado em Ciência Política, todos da UFPE. Professor do Mestrado em Ciência Política da UFCG. Vice-líder do Praetor (Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, política e sociedade).

Currículo Lattes

DJIOVANNI JONAS FRANÇA MARIOTO


Fundador da Black Tech & Politics, consultor político e parlamentar. Doutorando e mestre em Ciência Política pela UFPR, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Currículo Lattes

LUCIANA DA C. FARIAS SANTANA


Doutora em Ciência Política pela UFMG. Professora de Ciência Política na UFAL e do PPGCP da UFPI. Secretaria Executiva da Associação Brasileira de Ciência Política (2022-2024). Líder do grupo de pesquisa no CNPQ – Instituições, Governos, Comportamento Político e Democracia. Pesquisadora pertencente à Red de Politólogas e integrante da coordenação da Rede Solidária de Pesquisa, Rede Análise e Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

Currículo Lattes

DOLORES SILVA


Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Professora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Currículo Lattes

MICHELLE FERNANDEZ


Doutora em Ciência Política pela Universidade de Salamanca (Espanha) e graduada em Ciência Política pela UnB. Professora e pesquisadora no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Pesquisadora colaboradora do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz e do Núcleo de Estudos da Burocracia/FGV. Professora colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Currículo Lattes

VÍTOR OLIVEIRA


Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política pela USP, com pesquisas nas áreas de teoria de formação de coalizões e processo legislativo. Diretor da consultoria Pulso Público, com experiência em monitoramento, análise e participação política para organizações da sociedade civil. Fundador e conselheiro do Advocacy Hub e professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas: teoria e prática” da FGV.

Currículo Lattes

VITOR SANDES


Doutor em Ciência Política pela UNICAMP e Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Currículo Lattes