A Comissão de Administração realizou uma Audiência Pública, na última quarta-feira, 01 de outubro, que se estendeu das 11h30 às 15h00, razão pela qual a reunião ordinária não ocorreu. O principal projeto apresentado foi o de nº 166/2014, de autoria dos vereadores Andrea Matarazzo, Roberto Trípoli, Toninho Paiva, Calvo, Claudinho de Souza, Alfredinho, Reis, Cel. Camilo e Cel. Telhada, que dispõe sobre a contratação terceirizada de técnicos (agrônomos e biólogos) para emitirem laudo técnico após vistoria no local no caso de suspeita da necessidade de poda ou remoção de árvores na cidade.
As justificativas são a demora nesse processo (até mais de 1 ano) pois atualmente a emissão desses laudos somente pode ser feita por técnicos do poder Público e o aumento de gasto pela Prefeitura caso contrate novos técnicos efetivos.
Segundo relatório de 2012 da ouvidoria da Prefeitura de São Paulo, serviços de jardinagem, que incluem poda e corte, correspondem ao 3º maior registro de solicitações, acima das reclamações sobre coleta de lixo, buracos em vias públicas e perturbações do silêncio.
Estiveram presentes representantes dos engenheiros agrônomos das subprefeituras que se posicionaram contra o Projeto de Lei por acharem que tiraria uma das funções dos técnicos efetivos. A reclamação incluiu também críticas à Eletropaulo pela demora em proceder ao enterramento da fiação, uma vez que muitas das solicitações de corte e poda ocorrem em virtude da árvore estar em contato com os fios.
Um dos autores do PL presente na Audiência posicionou-se em defesa do PL afirmando que não dispõe sobre a retirada de árvores, mas sugere uma política que envolva um tratamento fitossanitário para preservá-las. E que a Municipalidade não está conseguindo fazê-lo. Completou dizendo que pensa que o corpo de eng. agrônomos da prefeitura teria de ser preservado para coisas maiores e não para laudos de podas. E terminou dizendo que os autores estão abertos a sugestões.
Fonte: Movimento Voto Consciente SP