Em oposição ao discurso corrente de que a juventude não se interessa por política, há várias iniciativas de jovens que contribuem para o avanço da democracia, indicando, talvez, o caminho para uma futura democracia digital direta, ou Do-ocracy.
Aos 28 anos, formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e estudante direito pela USP, o voluntário do Movimento Voto Consciente/SP, Henrique Yuzo Terada é um desses brasileiros engajados que acreditam no conhecimento, na informação e na tecnologia como elementos fundamentais para a ampliação da cidadania.
Além das atividades que desenvolve no MVC, ele criou o site www.conhecaseudeputado.com.br. Como o nome indica, nele o usuário encontra informações sobre os legisladores estaduais e federais por São Paulo. Eles respondem a quatro questões relacionadas aos projetos de leis que irão propor e quais temas defenderão nas casas legislativas. “A ideia surgiu a partir de meu questionamento sobre como poderia conciliar o engajamento político que a sociedade espera em relação aos jovens e a possibilidade de mudar a errônea percepção de que os cargos legislativos são menos importantes que os executivos”, revela, Henrique.
O site facilita o acesso do público às informações, tornando mais simples a busca pelos diversos sites de campanhas dos candidatos. Além disso, é possível questionar os legisladores sobre suas promessas de campanha. “A sociedade espera dos candidatos que sejam melhor preparados e que construam planos de legislatura mais sensatos”, comenta o rapaz.
“Creio que ainda está aquém do potencial esperado da democracia digital, mas estamos trilhando um caminho que será irreversível e só vem a contribuir para a melhoria da nossa democracia”, sintetiza o criador do projeto.
Quem quiser trocar experiências com Henrique e talvez iniciar um projeto similar para as próximas eleições, pode contatá-lo pelo email: conhecaseudeputado@gmail.com
www.conhecaseudeputado.com.br