Nota Sobre a Reunião da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa de SP de 20/03/13
Reunião da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada na quarta-feira, dia 20/03/13.
Convidados Diretores da ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) , órgão responsável, entre outros, pela regulação e fiscalização do contratos das concessionárias das rodovias. A Dra. Karla Bertocco Trindade, Diretora Geral, prestou esclarecimentos sobre a cobrança eletrônica de pedágio, e sobre novo sistema de cobrança do mesmo, o Programa Ponto a Ponto, no qual o usuário paga conforme o trecho percorrido. Disse que nas cidades onde o Programa está testado, houve aumento de 32% de usuários pagantes, pois sendo cobrado um valor menor, o usuário prefere pagar e dirigir pela Rodovia, onde encontra melhores condições para trafegar.
Os Deputados questionaram também sobre outros problemas, como preço alto dos pedágios, demora para resolver problemas de trânsito causado por acidentes, alguns gargalos na Rod. Bandeirantes, chegando em São Paulo, e cobraram solução para o congestionamento da Rod. Domenico Rangoni, que nos últimos dias tem sido recorde, devido ao aumento da produção de grãos.
O presidente Dep. Antonio Mentor conduziu a reunião de mais de 3 horas, com eficiência, tendo resultado bastante esclarecedor.
Na próxima semana, está convidado o presidente da Ecovias, para falar sobre o deslizamento que houve na Imigrantes em fevereiro e também sobre o problema do congestionamento na Domenico Rangoni, que está atrasando a exportação dos produtos no Porto de Santos, ameaçando, inclusive a economia do setor agrícola (conforme noticiado, tem alguns países desistindo de comprar do Brasil, pois está ficando inviável, tanto em preços como prazos de entrega).
Veraci Street
Voluntária do Movimento Voto Consciente