Série UM BRASIL
O Movimento Voto Consciente (MVC), em parceria com a plataforma Um Brasil, ligada à Fecomércio de São Paulo, produziu uma série de CINCO entrevistas que destacam a importância da educação política para o desenvolvimento da Democracia. Todos os episódios contam com o cientista político Humberto Dantas, Diretor-presidente do MVC, como entrevistador. As gravações foram feitas com empresários, gestores organizacionais, cooperativas, ONGs e especialistas da área, a fim de entender a maneira como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos.
Confira a série nos links abaixo:
PRIMEIRA ENTREVISTA
Para o bate-papo, o canal reuniu Ana Julia Bernardi (@ajbbernardi), doutora em Ciência Política, e Arnaldo Landi, fundador da Engeform (@engeformdi).
Ana explica sua pesquisa com jovens a respeito de como enxergam a política. Também avalia o que acontece quando a política pública de educação falha com estas pessoas.
Já Landi comenta como a Engeform implementou uma ação voltada à educação política para seus empregados. “Eles percebem que isso está no dia a dia, na família, no colégio, no bairro, nas reuniões e associações de bairro etc.”
SEGUNDA ENTREVISTA
José Roberto Ricken, presidente do sistema Ocepar (@sistemaocepar), e Corina Castro, diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Servidores da Câmara dos Deputados (Cefor) fazem parte do segundo episódio da série.
Corina menciona um aspecto fundamental: a educação política dos jovens. “Existe uma pressão pela participação da juventude em geral [na política], ao mesmo tempo que essa juventude cobra por este espaço”, comenta.
TERCEIRA ENTREVISTA
A terceira entrevista conta com Paulo Galizia (@galizia.paulo), presidente do TRE-SP (@trespjus).
No bate-papo, conduzido pelo cientista político Humberto Dantas (@drhdantas), Galizia explica as formas de se fortalecer a educação política no País, bem como o papel que a Justiça Eleitoral vem desempenhando com os jovens em relação a isso. Também avalia a importância da ampliação da representatividade neste processo educativo.
QUARTA ENTREVISTA
No quarto episódio, Ana Costa, vice-presidente jurídica da Natura &Co América Latina, e Gabriel Marmentini (@gabriel.marmentini), fundador do @_politize – que ganhou, em setembro, o Troféu Escolha do Leitor no Prêmio Empreendedorismo Social, pela Folha de S.Paulo, defendem o incentivo à educação política como ferramenta de transformação social, por meio da qual os indivíduos se tornam cidadãos. “Temos de promover políticas públicas. Estamos aqui para criar diálogos, e a iniciativa privada deve conversar com governos e sociedade civil”, reforça Ana.
Marmentini comenta que as pessoas nascem indivíduos e se tornam cidadãos. Então, o processo de cidadania “é uma conquista, e isso precisa ter um plano.”
QUINTA ENTREVISTA
O quinto e último episódio da série sobre educação política recebe Cloves de Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim (@somosvotorantim), e Cícero Hegg, sócio-fundador da Tirolez (@tirolezqueijos).
Para eles, a educação política é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidadania, uma vez que empodera os cidadãos na tomada de decisões em suas comunidades. O grande desafio, conforme Hegg explica, é manter a “chama acesa”, a continuidade de atitude de cidadão no dia a dia.
Se preferir assistir à série inteira, ela pode ser obtida na página do Canal Um Brasil: https://umbrasil.com/parceiros/voto-consciente/