As voluntárias do Voto Consciente Rosangela, Maria Claudia e Veraci (coordenadora do MVC na ALESP) estiveram hoje em reunião com a Diretoria de Comunicação e Diretoria de Informática da ALESP. O objetivo da reunião foi levar as demandas da sociedade em relação à disponibilização das informações do trabalho legislativo no Portal da ALESP, e pleitear que todas as informações estejam em “formatos abertos”, que significa ter facilidade para organizar, copiar os dados e divulgar as informações das atividades dos deputados na casa.
Aceitando o nosso convite, para contribuir na discussão das ferramentas possíveis, participaram também da reunião Henrique Trevisan, do Monitor Legislativo e Diego Rabatone, do Transparência Hacker.
Foi uma reunião muito produtiva. Pudemos constatar que já existem ações em andamento, que a equipe técnica da informática está empenhada e preocupada em dar transparência a toda e qualquer informação relacionada às atividades da casa, às medidas e leis aprovadas pelos parlamentares de impacto na vida dos cidadãos e suas atividades no Estado, às ações do trabalho dos deputados, à agenda parlamentar, assim como à prestação de contas dos seus gabinetes, de forma que a sociedade tenha acesso fácil e em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquinas, conforme estabelece o Art. 8, §3º da Lei 12.527 – Lei de Acesso à Informação.
Não foi possível precisar uma data para a finalização dos trabalhos, pois todas as mudanças dependem de testes e todo o projeto necessita de aprovação da Mesa Diretora da casa.
O Movimento Voto Consciente aguarda que a Presidência, a Mesa Diretora da casa, apoiada pelo conjunto de deputados eleitos, entenda que vivemos novos tempos, e assim todas as medidas de transparência são hoje um grande diferencial e muito valorizadas pelos cidadãos e pela sociedade civil. Certamente, ações neste sentido serão consideradas para elegermos políticos cada vez mais comprometidos, pois temos convicção que são medidas possíveis, falta apenas vontade política.
Estaremos acompanhando e aguardamos o mais breve possível estas medidas que serão muito bem vindas.