Elas já aumentaram seus deveres e conquistaram

muitos direitos, mas a desigualdade ainda é forte.

 

Laura Dourado
 
A cidade de São Paulo tem mais de onze milhões de habitantes, com isso, é necessário que o número de governantes seja grande para que, teoricamente, tudo fique em ordem.
A capital paulista tem cinquenta e cinco vereadores, o número máximo que uma cidade pode ter, que devem elaborar leis, discutir e votar em projetos para o município e também fiscalizar ações do prefeito da cidade, e entre todos os vereadores, somente seis são mulheres.
O país já tem uma presidente mulher, que inclusive procura convidar mais mulheres para governar, mas mesmo assim, o número é limitado, e em uma cidade onde há dez anos a população de mulheres superou a de homens em quatro milhões, esse desequilíbrio político entre os sexos passa despercebido pelo povo, que é o único prejudicado.
A ONG Voto Consciente acompanha o trabalho dos vereadores na Câmara Municipal de São Paulo desde 1987, e de acordo com a diretora da organização, Sonia Barboza, a falta de mulheres na política é prejudicial para o país, pois elas trazem uma visão diferente e mais leve de lidar com as coisas, mas para mudar esse cenário ainda é preciso muita luta, “As mulheres tem um longo caminho a percorrer, elas precisam se preparar, precisam estudar, precisam se mostrar na política, que são capazes, mas ainda estamos longe.”.
De fato, houve muita evolução no direito das mulheres, atualmente elas fazem coisas que há vinte anos seria impensável, mas mesmo assim a igualdade ainda está distante, o eleitorado é machista, e há indícios de que as próprias mulheres votem em homens.
O povo feminino ainda não tem todos os seus direitos garantidos, é comprovado que elas não recebem o mesmo piso salarial que os homens, e o preconceito e descaso ainda é forte e evidente. Quando elas não tinham nem o direito de votar e a censura era clara, elas foram às ruas, brigaram e conseguiram o que queriam, mas agora, de acordo com a sexta vereadora mulher da Câmara, Patrícia Bezerra, do PSDB, há um sentimento de pseudoliberdade, “Agora você tem um sentimento de pseudoliberdade, você acha que é livre, mas na verdade não é aí você fica inerte, e essa inércia faz com que a gente se acomode e não lute por mais nada.”.
Um estudo do Banco Mundial, feito em 150 países, concluiu que as mulheres são menos propensas à corrupção, e essa é mais uma razão para que mais delas subam em cargos políticos para ajudar a governar o país. Mas para isso, as eleitoras precisam ser educadas, é preciso fazer com que elas percam esse sentimento de pseudoliberdade e comecem a lutar, existem muitos direitos que ainda não foram conquistados e liberdades que devem ser buscadas, de acordo com Patrícia é isso que falta na política brasileira, “Um amadurecimento que vai começar lá na sala de aula e vai repercutir em toda a sociedade.”.
Ainda há esperanças, a política brasileira não vai bem, estamos em um processo longe do ideal, mas certamente está melhor do que já foi um dia, e o Voto Consciente, que já teve dois projetos de lei aprovados, também se mostra esperançoso, “Hoje em dia mais mulheres fazem universidade, mais mulheres estudam do que os homens, então eu imagino, e espero que daqui a uns 50 anos esse cenário esteja completamente diferente.”.